Seguidores

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A SANTIDADE DO PENSAMENTO



Rev. Hernandes Dias Lopes

         A batalha mais árdua contra o pecado é travada no campo do pensamento. A área mais difícil a ser controlada é o pensamento. É o pensamento íntimo, secreto, que denúncia a nossa mais aguda pecaminosidade. O apóstolo Paulo diz que a cobiça, alojada no recôndito do coração, no escrínio (cofre) da mente é que revela nossa terrível pecaminosidade (Rm. 7:7). É possível uma pessoa representar uma vida pura diante dos homens e viver na mais repugnante impureza aos olhos de Deus, como sepulcros caiados, que por fora se mostram belos, mas por dentro são cheios de imundícia (Mt. 23:27). Deus sonda os nossos pensamentos (Sl. 139: 2). Ele diagnostica o nosso íntimo. Jesus disse que é do coração que procedem os maus desígnios (Mt. 15:19). É das regiões profundas do nosso ser que eclodem os pecados mais hediondos.
         A Bíblia diz que o pensamento impuro é tão pecaminoso quanto o ato impuro. Segundo Jesus, o olhar lascivo é como o ato de adultério (Mt. 5:18). Conforme o ensino do apóstolo João, o sentimento íntimo e secreto é como o assassinato (1 Jo. 3:15). Por isso, Deus vai julgar os segredos do coração do homem (Rm. 2:16; 1 Co. 4:5). Aquilo que guardamos com cuidado no porão da nossa mente e no sacrário (tabernáculo) dos nossos pensamentos será trazido a plena luz.
         Devemos como filhos de Deus, atentar para as advertências solenes quanto à santidade do pensamento. Devemos levar todos os nossos pensamentos cativos à obediência de Cristo (2 Co. 10:5). Nosso meditar deve ser agradável na presença de Deus (Sl. 19:14). Devemos ocupar nosso pensamento com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, amável e de boa fama (Fp. 4:8). Devemos buscar uma transformação profunda da nossa vida através da renovação de nossa mente (Rm. 12:2).
         Nossos pensamentos regem nosso comportamento e o nosso comportamento determina os nossos pensamentos. Na verdade, somos o que pensamos. Diz a Bíblia: “assim como o homem pensa no seu coração, assim é ele”(Pv. 23:7). Devemos ter, portanto, uma mente pura, uma consciência pura e uma vida íntima íntegra, pois só assim viveremos sem máscaras  e desfrutaremos de verdadeira paz. Só assim veremos a Deus, porque só os puros de coração verão (Mt. 5:8). Devemos ter a mente de Cristo (1 Co. 2:16) e pensar nas coisas do alto.

sábado, 15 de setembro de 2012

AS PRIMEIRAS COISAS PRIMEIRO



Hernandes Dias Lopes

         A vida é feita de escolhas. Estamos tomando decisões todos os dias que afetam a nossa vida. A vida é um reflexo das decisões que fazemos. Como tomar as decisões certas? Como fazer as melhores escolhas? Muitas vezes temos que escolher não apenas entre o bem e o mal, mas entre o bom e o melhor. Não poucas vezes são as coisas boas em si mesmas que nos afastam do nosso alvo mais excelente. Sempre que sacrificamos no altar do urgente as coisas importantes, estamos invertendo as prioridades da vida. Na busca das primeiras coisas, primeiro precisamos estabelecer as prioridades corretas:
         1. DEUS ANTES DAS PESSOAS – No universo existe Deus, pessoas e coisas. Devemos adorar a Deus, amar as pessoas e usar as coisas. Se cultuarmos a nós mesmos, iremos desprezar a Deus, amar as coisas e usar as pessoas. Devemos amar a Deus sobre todas as coisas. Ele deve ocupar o primeiro lugar na nossa vida, nossa agenda, nossos sonhos. Devemos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar em nossa vida. Se estamos tão ocupados ao ponto de ao termos tempo para Deus, nem para a sua igreja, estamos ocupados demais.
         2. AS PESSOAS ANTES DAS COISAS – O mundo valoriza o ter mais do que o ser. As pessoas valem quanto têm. Mas, pessoas são mais importantes do que coisas. Não podemos sacrificar relacionamentos por causa das coisas. O trabalho é uma coisa boa, ganhar dinheiro para o sustento da família é uma necessidade básica, mas não podemos esquecer ou desprezar o cônjuge e os filhos e sacrificar o relacionamento familiar para ajuntarmos mais bem materiais. Os que querem ficar ricos caem em muitas ciladas e angústias, enquanto a piedade com o contentamento é grande fonte de lucro.
         3. O CÔNJUGE ANTES DOS FILHOS – Os filhos são herança de Deus, mas não devem ocupar o lugar do cônjuge. Pecamos contra os próprios filhos quando damos mais atenção a eles do que ao cônjuge. O maior bem que podemos fazer aos filhos é amar o cônjuge. Quando os pais vivem em harmonia, amor e fidelidade, os filhos sentem-se seguros e protegidos. A falência do casamento é um desastre na vida emocional e espiritual dos filhos.
         4. OS FILHOS ANTES DOS AMIGOS – Os pais precisam investir tempo, cuidado e carinho na educação dos filhos. Os filhos são educados não apenas com palavras, mas, sobretudo, com exemplo. Os filhos precisam não apenas de presentes, mas sobretudo, de presença. Precisamos criar pontes de amizade com os nossos filhos, ter tempo para eles, ouvi-los, orientá-los, encorajá-los e discipliná-los. Eles devem vir antes dos amigos. A família merece o melhor do nosso tempo e da nossa atenção.
         5. O CÔNJUGE ANTES DE SI MESMO – O egoísmo é a antítese do amor. O amor não é egocentralizado, mas outrocentralizado. Não nos casamos para sermos felizes, mas para fazermos o nosso cônjuge feliz. Nosso alvo no casamento não é satisfazer a nossa própria vontade, mas agradar o nosso cônjuge. O outro vem antes do eu. Renúncia do eu e investimento no outro é o caminho para realização da felicidade conjugal. Enfrentamento dos problemas e não a fuga deles é a forma mais sensata de solucionarmos os conflitos conjugais.
         Nossos valores dirigem nossas escolhas e ações. Precisamos ser eficientes não apenas para lidar com coisas, mas, sobretudo, tratar com pessoas. Cristianismo trata essencialmente com relacionamentos. Que possamos ter discernimento para buscar as primeiras coisas primeiro na terra.

VIGÍLIA DE ORAÇÃO


dia 22/09/2012, 

a partir das 22:00h




(como uma igreja nordestina nossa intenção em nomear nossa vigília com essa frase, em especial a expressão "oxênte", típica de nossa região, é no sentido de desejarmos que ao final da vígilia todos os participantes tenham em seu coração e mente o sentimento de "ôxente, já acabou!", ou seja, que foi tão abençoado que não percebemos o tempo passar e desejaríamos permenecer mais tempo)


Congregação da Igreja de Cristo no Brasil no Conjunto Cinza,
Rua Josebias Vieira de Farias, nº 401, Conjunto Cinza, Campina Grande-PB.

CONVOCAÇÃO PARA SESSÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA



IGREJA DE CRISTO NO BRASIL
Campina Grande/PB
Rua: Josebias Vieira de Farias, nº 401 - Conjunto Cinza



CONVOCAÇÃO PARA
SESSÃO DA ASSEMBLÉIA
GERAL EXTRAORDINÁRIA


Convocamos os membros da Congregação da Igreja de Cristo no Brasil para participarem da Sessão da Assembléia Geral Extraordinária, que se realizará no dia 20/09/2012, às 19:30h, na sede de nossa Congregação, com o objetivo de ser discutido e deliberado os seguintes assuntos: 1) proposta de mudança do horário do culto do domingo à noite e 2) demais assuntos em pauta, ou que se desejem sejam decididos na ocasião.


Campina Grande/PB, 01 de setembro de 2012.



Atenciosamente,





Eduardo Cavalcanti dos Santos
Dirigente de Congregação da Igreja de Cristo no Brasil

Quem somos

Você está visitando o Blog da igreja de Cristo no Brasil em Campina Grande-PB. Nosso alvo é agradar a Deus e servi-lo conforme a sã doutrina encontrada no Novo Testamento (Mt 16.18; Rm 12.12; 16.16; Cl 1.18; 2Tm 2.2).

Convidamo-lo para que faça parte desse Corpo de Cristo, a unir-se conosco nesta fraternidade universal, pela verdade e pela sã doutrina (Tt 2.1; 2Tm 1.13).

Se você quiser conhecer de perto a Igreja de Cristo no Brasil, visite nosso templo ou entre em contato conosco através de nosso e-mail

onde estamos