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segunda-feira, 9 de julho de 2012

ESTATUTO DA IGREJA DE CRISTO NO BRASIL


APRESENTAÇÃO:

A idéia do estudo das "Bases de Fé e Doutrina da Igreja de Cristo no Brasil”, surgiu para atender uma necessidade, cada vez mais urgente, de se reafirmar os fundamentos doutrinários que norteiam todo o proceder da vida cristã, com base na Palavra de Deus, dentro do contexto em que vivemos.
Este trabalho tem como base o “Compêndio das Bases de Fé e Doutrina da Igreja de Cristo no Brasil”, ministrado como curso de treinamento aos obreiros e líderes da Igreja, para oferecer-lhes um valioso instrumento de trabalho na seara do Senhor.
Não podemos deixar de agradecer a Deus por aqueles que dedicaram as suas vidas e ministérios à causa do santo Evangelho de Cristo, e que transmitiram às gerações subseqüentes, a sã doutrina, tal qual receberam do Senhor Jesus, pelo Espírito Santo. Entre eles, temos a honra de mencionar, como homenagem póstuma, os Pastores: João Vicente de Queiroz, Eustáquio Lopes da Silva e Manoel Higino de Souza.
Nosso objetivo maior foi o de preservar os ensinos verbais querecebemos desses referidos pioneiros, transmitindo-os às novas lideranças da Igreja de Cristo no Brasil, com o mais profundo sentimento de compromisso e fidelidade, para que possam também transmiti-los a outros que certamente irão surgir nesta boa obra deDeus. Agradecidos estamos, primeiramente a Deus pelo privilégio de servi-Lo e pela Sua graça concedida, sem a qual não teríamos alcançado êxito nesta tarefa, e ainda a todos quantos nos ajudaram neste evento, especialmente ao nosso prezado irmão Adalto Pinho Faria, que sentiu de Deus preparar, com prontidão e diligência, a base deste trabalho e ao incansável e fiel servo de Cristo, o querido pastor Djalma Pereira, que esteve pessoalmente com aqueles pioneiros da Obra, e que nos transmitiu suas orientações, com base na Palavra de Deus.
Rogamos ao Senhor da seara que este trabalho venha contribuir para a preservação e difusão da sã doutrina, preparando-nos para toda a boa obra e para permanecermos firmes contra todo o “vento de doutrina” que surgir, confiados exclusivamente em sua graça e ação poderosa do Espírito Santo de Deus, em nós. A Deus toda a glória!. Amém!
Davis de Queiroz Pereira
Presbítero da Igreja de Cristo, em Vila Missionária – S.Paulo (SP)


INTRODUÇÃO: HISTÓRIA DA ORGANIZAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO NO BRASIL

A IGREJA DE CRISTO NO BRASIL teve início no Nordeste, na cidade de Mossoró - RN. Sua organização ocorreu em 13-12-1932 por membros oriundos da Assembléia de Deus naquela mesma localidade, os quais, voluntariamente, entregaram suas credenciais de Ministros àquela Igreja irmã, motivados por divergências doutrinárias fundamentais.
Seus líderes, por ocasião da organização, foram os seguintes:
· Pastores
- Manoel Higino de Souza
- João Vicente de Queiroz
- Gumercindo Medeiros
- Eustáquio Lopes da Silva
· Presbíteros
- Cândido Barreto,
- Tomaz Benvindo
· Evangelistas
- João Morais,
- Domingos Barreto.
- Francisco Alves
Todos estes líderes organizadores já se encontram na glória do Senhor Jesus Cristo, com exceção do evangelista Francisco Alves, que nos deixou indo para outro ministério. O último pioneiro, que permaneceu mais tempo entre nós, foi o Pr. João Vicente de Queiroz. Ele pastoreou a Igreja de Cristo em Fortaleza-CE, por longos anos (de 1946 a 1997), tendo passado para a glória, morar com o Senhor Jesus Cristo, no dia 17 de agosto de 1997, com a idade de 91 anos. Glória a DEUS pela obra deixada por nossos amados irmãos em Cristo.

DOUTRINAS QUE MOTIVARAM A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO NO BRASIL:

1Salvação Eterna do Crente Genuíno:
Os pioneiros compreenderam, pela meditação, oração e estudo da Palavra de Deus, que a salvação eterna do crente genuíno é concedida pela Graça de DEUS, sem levar em conta méritos pessoais. Ef.2:8-10; Rm.5:1-2; 8:1-2, 31-39. Em entrevista do Pr.João Vicente de Queiroz, concedida ao Pr.David Marroque Teixeira, editada no Boletim Informativo da Região Oeste - RN., nº 09 de fevereiro de 1985, ele afirmou que houve uma divergência doutrinária entre dois Missionários da Assembléia de Deus no Nordeste: Samuel Nysrtron e Gunnar Vingren, com respeito a salvação de graça por meio da fé, sem o concurso dos méritos próprios, e a segurança eterna do crente genuíno; mencionando em seu testemunho: "...vindo, posteriormente, a se separarem, indo Gunnar Vingren morar 4 em Petrópolis - RJ., e lá fundou o jornal Som Alegre e um hinário com o nome de Saltério. A partir daí, então, passou a existir dois jornais e dois hinários, sendo: no Rio de Janeiro, o jornal Som Alegre e o hinário Saltério; no Nordeste, o jornal Boa Semente e o hinário a Harpa Cristã.”
Dando continuidade a sua entrevista, o Pr.João Vicente de Queiroz afirmou: ..."Nós aqui no Nordeste cantávamos no Saltério e na Harpa Cristã e líamos o jornal Boa Semente e Som Alegre, sem nada percebermos, pois para nós não havia nenhuma divergência, devido o assunto ainda estar encoberto". Na convenção das Assembléia de Deus, realizada em Natal-RN no início da década de 30, foi dado o primeiro passo histórico que evidenciou a divergência doutrinária já existente. Nas palavras do Pr.João Queiroz: "...tentando acabar essa questão...", até então não claramente percebida pelos demais irmãos. No entanto, após esta convenção desapareceram os jornais Boa Semente, Som Alegre e o hinário Saltério, continuando a ser usado a Harpa Cristã e o jornal Mensageiro de Paz, que, posteriormente, passou a ser chamado de Mensageiro da Paz, permanecendo com esta denominação até hoje. Aconteceu que, em certa ocasião, saíram no referido jornal (“Mensageiro de Paz” – 1ª Edição) duas publicações absolutamente contraditórias: “A primeira (continua o Pr.João Queiroz) bastante inspirada do irmão JOSÉ BEZERRA DE MENEZES que defendia com base na Bíblia, a doutrina da justificação pela fé e a salvação eterna do crente genuíno, citando Ef.2:8-9, que diz: "de graça sois salvos mediante a fé, isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras para que ninguém se glorie". A segunda, de autoria do missionário Nils Kastberg, que em contradição disse: "Que os irmãos trouxessem os dízimos ao tesouro da Igreja, porque é um dever de cada crente, e tomassem cuidado, porque muitos crentes já estavam no inferno, por não pagarem os dízimos do Senhor". Sendo assim, segundo Nils Kastberg, a salvação estaria condicionada até mesmo ao dízimo !! Este fato, conforme testifica o Pr.João Queiroz, ocasionou um grande impacto entre os irmãos pioneiros que já possuíam a convicção na doutrina da salvação eterna do crente genuíno, pela graça, mediante a fé justificadora, em Jesus Cristo (Rm. 3:21-28; 5:1-2; Gl.2:16).
Foi, então, que aquele grupo de irmãos passou a se reunir com freqüência, para se dedicar à oração e ao estudo da Palavra, buscando conhecer a Vontade de Deus sobre o ocorrido. Desta forma, DEUS mostrou-lhes, através de sua Palavra, que uma vez salvo, salvo para sempre, e quem é filho de Deus é para sempre filho e morre como filho de Deus. (Jo.1:11-13; 10:27-29; Rm.8:1-2; 31-39).
Em outro episódio semelhante, ocorreu a mesma contradição doutrinária, evidenciada na própria Harpa Cristã, em sua 4ª edição de janeiro de 1932, entre os hinos 138 e 418, a saber:
Hino 138 - Autor: José Felinto - Neste hino está claro a salvação eterna do crente genuíno em Jesus Cristo, vejamos:
1ª Estrofe Coro
"Do céu à terra veio Jesus, Não é condenado quem nele crer
Em meu lugar morrer na cruz; A morte eterna não irá sofrer;
Tudo sofreu para me salvar; Já livre pode cantar o louvor;
Junto a Ele quero estar. A Jesus, seu Salvador;
Hino 418 - Autor: John Sorheim - Neste hino, na última estrofe, fica admitida a possibilidade de se perder a salvação, contrariando a mensagem expressa no hino anterior, acerca da segurança eterna. vejamos:
" Oh! Aleluia! Já está perto;
O dia da restauração.
Alerta, Alerta, irmãos queridos,
P'ra não perderdes a salvação
Jesus nas nuvens voltará
E para Si nos levará".
"Isto causou um grande choque entre os irmãos que pediram uma explicação..." (Pr.João Queiroz).
Por causa destes acontecimentos, um grupo de irmãos liderados pelos obreiros e membros pioneiros da IGREJA DE CRISTO NO BRASIL decidiu encaminhar uma carta ao missionário Nils Kastberg, pedindo-lhe para marcar uma convenção, em local de sua preferência, a fim de que, de acordo com as palavras do saudoso Pr.João Queiroz, “estudassem esses pontos doutrinários, para que nenhum crente nosso viesse a errar quanto a essa doutrina.”
Elegeram à frente do movimento o Pr.Manoel Higino de Souza. Ele era líder reconhecido pela própria Assembléia de Deus, que em sua 1ª Convenção Nacional, realizada em Natal-RN, de 05 a 10 de setembro de 1930, o elegera para o cargo de Secretário da Mesa Diretora — conforme publicação recente no Órgão de divulgação da Assembléia de Deus “Bom Semeador”, Ano XIX - nº 01 Fev./Abril –1997, Natal-RN).
Enviaram, então, a carta solicitando a realização da referida convenção, mas a resposta, que demorou cerca de 6 meses a chegar, foi negativa. Todos os irmãos que aguardavam aquela resposta e comungavam de uma mesma convicção doutrinária, permaneceram estudando o assunto nas Escrituras Sagradas, com jejuns e orações, desde o dia 20 de maio até 13 de dezembro de 1932, aguardando uma resposta no Senhor.
Nesta última data, chegou a resposta da carta negando a realização da pleiteada convenção. Contrariando a expectativa de todos, o missionário Nils Kastberg disse, conforme testemunho ocular do Pr.João Queiroz: "...estar de acordo com os ensinos da salvação condicional, e quem estivesse aborrecido que saíssem para onde quisesse..." .
Diante desse impasse e por não ter outra alternativa, todos os líderes acima mencionados, devolveram voluntariamente suas credenciais de Obreiros — de Pastores, Presbíteros e Evangelistas, respectivamente — à liderança da Assembléia de Deus.
Assim sendo, no dia 13 de dezembro de 1932, tomaram a decisão histórica de definitivamente organizarem o trabalho da Igreja de Cristo, na cidade de Mossoró-RN. Conforme citação do Pr. João Queiroz, "...um dos irmãos (pioneiros), mesmo na ausência de todos, para juntar e combinar, ele colocou o nome na casa de oração de Assembléia de Cristo". Porém, com base mais precisa na doutrina pura do Evangelho, orando e estudando os textos bíblicos de Mt.16:17,18; Mc 17:11; At.4:11; Sl 122:1; Rm.9:33; 16:16; 1Cor.3:11, compreenderam que o único nome a ser colocado nos templos era: “Casa de Oração”, seguido, da expressão “Igreja de Cristo”, indicando assim, como fundador da igreja, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Em seu testemunho, declarou o Pr.João Queiroz: “...pois quando fizemos o primeiro templo (cerca de 2 anos após — grifo nosso), que foi inaugurado no dia 24 de janeiro de 1934, foi colocado na frente do prédio a inscrição de "Casa de Oração da Igreja de Cristo...”.
Deste modo, para não confundir a Igreja de Cristo, que é o Seu corpo e templo do Espírito Santo, com o prédio e a organização institucional (conforme Mc.11:17a; Is.56:7; At.17:24b), por revelação da Palavra de Deus, decidiram transcrever, à frente dos prédios nos locais onde se reúnem os irmãos de cada Igreja local, a expressão: “CASA DE ORAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO”, em obediência ao que está expresso na Palavra de Deus, como ensinou Jesus: "E os ensinava dizendo: Não esta escrito? A minha Casa será chamada por todas as nações CASA DE ORAÇÀO?".
Fica evidente que os irmãos pioneiros obtiveram de DEUS uma revelação, estudando a Palavra, pois como disse Jesus: "Não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas MEU PAI que está no céu" (Mt.16:16-18).
Resumidamente foram assim definidos estes pontos doutrinários básicos: Houve um tempo de longa reflexão, desde o dia 20-05-32 ao dia 13-12-32, de aproximadamente 6 meses, para poderem definir mais precisamente os principais pontos doutrinários, da SALVAÇÃO ETERNA DO CRENTE GENUINO , PELA GRAÇA DE DEUS, SEM CONCURSO DO MÉRITO PRÓPRIO, O GOVERNO TEOCRÁTICO-CONGREGACIONAL, QUE EMANA DE DEUS, E A IGREJA DE CRISTO, ÚNICA, INVÍSIVEL , QUE É SEU CORPO MÍSTICO, que estão assim definidas na Base de Fé e Doutrina:

BASE DE FÉ — Doutrina da justificação pela fé, salvação eterna do crente genuíno, sem o concurso do mérito próprio. A justificação do pecador é somente pela graça de Deus, na suficiência do sangue remidor de Jesus Cristo, com eterna segurança. Jo.10:27-29; Rm.5:1,2; 8:1-2,31-39; Ef:2:8-9.
2Doutrina do Governo Teocrático-Congregacional:
A doutrina do governo da Igreja é a do GOVERNO TEOCRÁTICO- CONGREGACIONAL, isto é, o governo que emana de Deus, que é exercido soberanamente por Cristo como Senhor e Cabeça da Igreja, através dos Dons e Vocações Ministeriais concedidos aos seus ministros vocacionados, conquanto a prioridade do Ministério está na vocação e no dons ministeriais dados pelo Senhor Jesus, e não por vontade e escolha humanas.
BASE DE FÉ — Doutrina do Governo Teocrático-Congrecacional O governo que emana de Deus, sendo Cristo a cabeça soberana de Sua Igreja que é o Seu Corpo, e de todo principado e potestade, porque é tudo em todos, para que em tudo tenha a preeminência. (Mt.9:37-38; At.13:1-4; 1Cor.12:12-31; Ef.2:11; 4:11-16; 5:23,24; Col.1:16-20; 1Pe.2:6.)
3Doutrina da Igreja como Corpo de Cristo:
A doutrina da Igreja como corpo de Cristo, à qual pertencem todos os cristãos genuínos, em todos os tempos e lugares, os quais serão ressuscitados, trasladados e arrebatados na 2ª vinda do Senhor Jesus, em Sua glória.
BASE DE FÉ — : Doutrina da Igreja de Cristo: há uma única Igreja de Cristo, Invisível, Santa e Universal, que é o Corpo de Cristo, à qual pertencem todos os genuínos cristãos, que serão ressuscitados, transformados, trasladados e arrebatados, na vinda de Jesus, como IGREJA TRIUNFANTE, e que na terra se manifesta nas Igrejas locais, como IGREJAS MILITANTES. (Mt.16:18; 1Cor.12:12-13; Ef.4:1-16; Col.4:15; Rm.16:4,5,16; Ap.2:1,8,12,18; 3:1,7,14). As demais doutrinas básicas da Palavra de Deus, nas quais se baseia a Igreja de Cristo no Brasil, foram paulatinamente sendo difundidas, até que no Concílio Nacional das Igrejas de Cristo no Brasil realizado em Mossoró-RN, em 1978 — tendo como seu Presidente o próprio Pr.João Vicente de Queiroz e Secretário da Mesa o Pr.Gidel Dantas de Queiroz (seu filho) —, foram definitivamente aprovados os 14 itens que compõem as “Bases de Fé e Doutrina da Igreja de Cristo no Brasil”, estando agora registradas no apêndice do Estatuto da IGREJA DE CRISTO, NO BRASIL, à disposição de todos irmãos , Pastores e Dirigentes das Igrejas locais.
Desde seu início a IGREJA DE CRISTO tem estado à disposição do SENHOR da Igreja, trabalhando ininterruptamente na propagação do Evangelho de JESUS CRISTO, levando assim milhares de almas ao arrependimento e a fé no FILHO DE DEUS.
A IGREJA DE CRISTO NO BRASIL é uma obra genuinamente brasileira. Nossos vínculos eclesiásticos fora e dentro do Brasil, são apenas de ordem espiritual com todas as demais Igrejas reconhecidamente evangélicas. Ministérios Reconhecidos e Adotados Pela Igreja de Cristo no Brasil:
· PASTOR - Pastoreia uma ou mais Igrejas locais;
· PRESBÍTERO - Administra os negócios da Igreja local e se dedica ao ensino da Palavra de DEUS.
· EVANGELISTA - Trabalha na evangelização local e extra-local da Igreja.
· DIÁCONO - Cuida, principalmente, da ação social da Igreja, da ministração da ceia do SENHOR e outras atividades que se fizerem necessárias.
· MISSIONÁRIO - No campo missionário na implantação de novas Igrejas

PRIMEIRAS IGREJAS LOCAIS, HISTÓRICAS, DA IGREJA DE CRISTO NO BRASIL
Localidade: Inicio: Data/Ano:
Mossoró – RN Na casa de Oliveira Leite 1932
Moreno -Apanha Peixe – RN Na casa de Anicete de Sales 1932
Itaú – RN Na casa de Manoel Alexandre 1932
Fazenda Monte Hermon – RN Na casa de Juvenço Barreto 1932
Martins – RN Na casa de Júlio Barreto 1932
Melancia – RN Na casa de Aristides Cabral 1932
Natal – RN Na casa da mãe de Pedro Costa 1933
Pau dos Ferros – RN Na casa de Braulino Cabral 1933
Santana (Pacó) – RN Na casa de Aristides Barbosa 1935
Apanha Peixe – RN Na casa de Raimundo Batista 1938
Apodi – RN Na casa de Salomé(?) 1940
Na casa de Cândido de Albuquerque Barreto 1969
Parnamirim – RN Na casa de Luiz Pereira Lucena 1945
Fortaleza – CE Na casa de Leontino Egídio de Queiroz 1946
Vila Santo Antônio - Fortaleza-CE Na casa de Alberto Paulino Lima 1958
Nova Descoberta –Natal – RN Na casa de Raimundo Severiano 1959
Olavo Bilac – Fortaleza – CE Na casa de Raimundo Paulino Lima 1963
Recife – PE Na casa de Maria Praxedes e de
Felinto Praxedes 1966
Jardim Guanabara – Fortaleza – CE Na casa de Manoel Raimundo Sousa 1970
Teresina – PI Na casa do Pr Antônio Olímpio Dantas 1973
Vicente de Carvalho – Guarujá – SP Na casa Sebastião de Sousa 1973
São Paulo – SP Na casa do Pr Djalma Pereira 1974
Umarizal – RN Na casa de Epitácio Felix da Silva 1974
Tianguá – Viçosa – CE Na casa de Francisco Justino 1980
Mambucaba – Angra dos Reis – RJ Na casa de Pr Josebias Menezes de Queiroz 1981
Poço Branco – CE Na casa de Estelita Medeiros Lima 1990
Baixio – Parnamirim – RN Na casa de Manoel Lourenço 1990
Obs.: A expansão do Igreja de Cristo no Brasil continuou crescendo. De acordo com os
dados estatísticos coletados em Julho de 1997, até então, foram organizadas l73 Igrejas e
Congregações no Brasil, assim distribuídas:

Região: CEARÁ/MARANHÃO/PIAUÍ.. = 50 Igrejas e Congregações.
Região: OESTE – RN. – PARAÍBA..................... = 52 Igrejas e Congregações.
Região: LESTE – RN; PB; PE............... = 41 Igrejas e Congregações.
Região: OESTE – RN. – CENTRAL.... = 18 Igrejas e Congregações.
Região: SUDESTE – SP; RJ; BA.......... = 12 Igrejas e Congregações.

(Pr Djalma Perira)



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