APRESENTAÇÃO:
A idéia do estudo das
"Bases de Fé e Doutrina da Igreja de Cristo no Brasil”, surgiu para
atender uma necessidade, cada vez mais urgente, de se reafirmar os fundamentos
doutrinários que norteiam todo o proceder da vida cristã, com base na Palavra
de Deus, dentro do contexto em que vivemos.
Este trabalho tem como
base o “Compêndio das Bases de Fé e Doutrina da Igreja de Cristo no Brasil”,
ministrado como curso de treinamento aos obreiros e líderes da Igreja, para
oferecer-lhes um valioso instrumento de trabalho na seara do Senhor.
Não podemos deixar de
agradecer a Deus por aqueles que dedicaram as suas vidas e ministérios à causa
do santo Evangelho de Cristo, e que transmitiram às gerações subseqüentes, a sã
doutrina, tal qual receberam do Senhor Jesus, pelo Espírito Santo. Entre eles,
temos a honra de mencionar, como homenagem póstuma, os Pastores: João
Vicente de Queiroz, Eustáquio Lopes da Silva e Manoel Higino de Souza.
Nosso objetivo maior
foi o de preservar os ensinos verbais querecebemos desses referidos pioneiros,
transmitindo-os às novas lideranças da Igreja de Cristo no Brasil, com o mais
profundo sentimento de compromisso e fidelidade, para que possam também
transmiti-los a outros que certamente irão surgir nesta boa obra deDeus.
Agradecidos estamos, primeiramente a Deus pelo privilégio de servi-Lo e pela Sua
graça concedida, sem a qual não teríamos alcançado êxito nesta tarefa, e ainda
a todos quantos nos ajudaram neste evento, especialmente ao nosso prezado irmão
Adalto Pinho Faria, que sentiu de Deus preparar, com prontidão e diligência, a
base deste trabalho e ao incansável e fiel servo de Cristo, o querido pastor
Djalma Pereira, que esteve pessoalmente com aqueles pioneiros da Obra, e que
nos transmitiu suas orientações, com base na Palavra de Deus.
Rogamos ao Senhor da
seara que este trabalho venha contribuir para a preservação e difusão da sã
doutrina, preparando-nos para toda a boa obra e para permanecermos firmes
contra todo o “vento de doutrina” que surgir, confiados exclusivamente em sua
graça e ação poderosa do Espírito Santo de Deus, em nós. A Deus toda a glória!.
Amém!
Davis de Queiroz
Pereira
Presbítero da Igreja de Cristo, em Vila Missionária –
S.Paulo (SP)
INTRODUÇÃO: HISTÓRIA DA ORGANIZAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO NO BRASIL
A IGREJA DE CRISTO NO BRASIL teve início no Nordeste, na cidade de Mossoró - RN. Sua organização
ocorreu em 13-12-1932 por membros oriundos da Assembléia de Deus naquela mesma
localidade, os quais, voluntariamente, entregaram suas credenciais de Ministros
àquela Igreja irmã, motivados por divergências doutrinárias fundamentais.
Seus líderes, por ocasião da organização, foram os seguintes:
· Pastores
- Manoel Higino de Souza
- João Vicente de Queiroz
- Gumercindo Medeiros
- Eustáquio Lopes da Silva
· Presbíteros
- Cândido Barreto,
- Tomaz Benvindo
· Evangelistas
- João Morais,
- Domingos Barreto.
- Francisco Alves
Todos estes líderes organizadores já se encontram na glória do Senhor Jesus
Cristo, com exceção do evangelista Francisco Alves, que nos deixou indo para
outro ministério. O último pioneiro, que permaneceu mais tempo entre nós, foi o
Pr. João Vicente de Queiroz. Ele pastoreou a Igreja de Cristo em Fortaleza-CE, por
longos anos (de 1946 a 1997), tendo passado para a glória, morar com o Senhor
Jesus Cristo, no dia 17 de agosto de 1997, com a idade de 91 anos. Glória a
DEUS pela obra deixada por nossos amados irmãos em Cristo.
DOUTRINAS QUE MOTIVARAM A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO NO BRASIL:
1 Salvação Eterna do Crente Genuíno:
Os pioneiros compreenderam, pela meditação, oração e estudo da Palavra de
Deus, que a salvação eterna do crente genuíno é concedida pela Graça de DEUS,
sem levar em conta méritos pessoais. Ef.2:8-10; Rm.5:1-2; 8:1-2, 31-39. Em
entrevista do Pr.João Vicente de Queiroz, concedida ao Pr.David Marroque
Teixeira, editada no Boletim Informativo da Região Oeste - RN., nº 09 de fevereiro
de 1985, ele afirmou que houve uma divergência doutrinária entre dois Missionários
da Assembléia de Deus no Nordeste: Samuel Nysrtron e Gunnar Vingren, com
respeito a salvação de graça por meio da fé, sem o concurso dos méritos
próprios, e a segurança eterna do crente genuíno; mencionando em seu testemunho:
"...vindo, posteriormente, a se separarem, indo Gunnar Vingren morar 4
em Petrópolis - RJ., e lá fundou o jornal Som Alegre e um hinário com
o nome de Saltério. A partir daí, então, passou a existir dois
jornais e dois hinários, sendo: no Rio de Janeiro, o jornal Som Alegre e
o hinário Saltério; no Nordeste, o jornal Boa Semente e
o hinário a Harpa Cristã.”
Dando continuidade a sua entrevista, o Pr.João Vicente de Queiroz afirmou:
..."Nós aqui no Nordeste cantávamos no Saltério e na Harpa
Cristã e líamos o jornal Boa Semente e Som Alegre, sem nada
percebermos, pois para nós não havia nenhuma divergência, devido o assunto
ainda estar encoberto". Na convenção das Assembléia de Deus, realizada
em Natal-RN no início da década de 30, foi dado o primeiro passo histórico que
evidenciou a divergência doutrinária já existente. Nas palavras do Pr.João
Queiroz: "...tentando acabar essa questão...", até então não
claramente percebida pelos demais irmãos. No entanto, após esta convenção
desapareceram os jornais Boa Semente, Som Alegre e o hinário Saltério,
continuando a ser usado a Harpa Cristã e o jornal Mensageiro
de Paz, que, posteriormente, passou a ser chamado de Mensageiro
da Paz, permanecendo com esta denominação até hoje. Aconteceu que, em
certa ocasião, saíram no referido jornal (“Mensageiro de Paz” – 1ª Edição) duas
publicações absolutamente contraditórias: “A primeira (continua o
Pr.João Queiroz) bastante inspirada do irmão JOSÉ BEZERRA DE MENEZES que
defendia com base na Bíblia, a doutrina da justificação pela fé e a salvação
eterna do crente genuíno, citando Ef.2:8-9, que diz: "de graça sois salvos
mediante a fé, isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras para que
ninguém se glorie". A segunda, de autoria do missionário Nils Kastberg,
que em contradição disse: "Que os irmãos trouxessem os dízimos ao
tesouro da Igreja, porque é um dever de cada crente, e tomassem cuidado, porque
muitos crentes já estavam no inferno, por não pagarem os dízimos do Senhor".
Sendo assim, segundo Nils Kastberg, a salvação estaria condicionada até
mesmo ao dízimo !! Este fato, conforme testifica o Pr.João Queiroz, ocasionou
um grande impacto entre os irmãos pioneiros que já possuíam a convicção na
doutrina da salvação eterna do crente genuíno, pela graça, mediante a fé
justificadora, em Jesus Cristo (Rm. 3:21-28; 5:1-2; Gl.2:16).
Foi, então, que aquele grupo de irmãos passou a se reunir com freqüência, para
se dedicar à oração e ao estudo da Palavra, buscando conhecer a Vontade de Deus
sobre o ocorrido. Desta forma, DEUS mostrou-lhes, através de sua Palavra, que
uma vez salvo, salvo para sempre, e quem é filho de Deus é para sempre filho e
morre como filho de Deus. (Jo.1:11-13; 10:27-29; Rm.8:1-2; 31-39).
Em outro episódio semelhante, ocorreu a mesma contradição doutrinária, evidenciada
na própria Harpa Cristã, em sua 4ª edição de janeiro de 1932, entre os hinos
138 e 418, a saber:
Hino 138 - Autor: José Felinto - Neste hino está claro a salvação
eterna do crente genuíno em Jesus Cristo, vejamos:
1ª Estrofe Coro
"Do céu à terra veio Jesus, Não é condenado quem nele crer
Em meu lugar morrer na cruz; A morte eterna não irá sofrer;
Tudo sofreu para me salvar; Já livre pode cantar o louvor;
Junto a Ele quero estar. A Jesus, seu Salvador;
Hino 418 - Autor: John Sorheim - Neste hino, na última estrofe, fica
admitida a possibilidade de se perder a salvação, contrariando a mensagem
expressa no hino anterior, acerca da segurança eterna. vejamos:
" Oh! Aleluia! Já está perto;
O dia da restauração.
Alerta, Alerta, irmãos queridos,
P'ra não perderdes a salvação
Jesus nas nuvens voltará
E para Si nos levará".
"Isto causou um grande choque entre os irmãos que pediram uma explicação..."
(Pr.João
Queiroz).
Por causa destes acontecimentos, um grupo de irmãos liderados pelos obreiros
e membros pioneiros da IGREJA DE CRISTO NO BRASIL decidiu encaminhar
uma carta ao missionário Nils Kastberg, pedindo-lhe para marcar uma convenção,
em local de sua preferência, a fim de que, de acordo com as palavras do saudoso
Pr.João Queiroz, “estudassem esses pontos doutrinários, para que nenhum
crente nosso viesse a errar quanto a essa doutrina.”
Elegeram à frente do movimento o Pr.Manoel Higino de Souza. Ele era líder reconhecido
pela própria Assembléia de Deus, que em sua 1ª Convenção Nacional, realizada em
Natal-RN, de 05 a 10 de setembro de 1930, o elegera para o cargo de Secretário
da Mesa Diretora — conforme publicação recente no Órgão de divulgação da
Assembléia de Deus “Bom Semeador”, Ano XIX - nº 01 Fev./Abril –1997, Natal-RN).
Enviaram, então, a carta solicitando a realização da referida convenção, mas
a resposta, que demorou cerca de 6 meses a chegar, foi negativa. Todos os irmãos
que aguardavam aquela resposta e comungavam de uma mesma convicção doutrinária,
permaneceram estudando o assunto nas Escrituras Sagradas, com jejuns e orações,
desde o dia 20 de maio até 13 de dezembro de 1932, aguardando uma resposta no
Senhor.
Nesta última data, chegou a resposta da carta negando a realização da pleiteada
convenção. Contrariando a expectativa de todos, o missionário Nils Kastberg
disse, conforme testemunho ocular do Pr.João Queiroz: "...estar de acordo
com os ensinos da salvação condicional, e quem estivesse aborrecido que saíssem
para onde quisesse..." .
Diante desse impasse e por não ter outra alternativa, todos os líderes
acima mencionados, devolveram voluntariamente suas credenciais de Obreiros — de
Pastores, Presbíteros e Evangelistas, respectivamente — à liderança da Assembléia
de Deus.
Assim sendo, no dia 13 de dezembro de 1932, tomaram a decisão histórica de
definitivamente organizarem o trabalho da Igreja de Cristo, na cidade de Mossoró-RN.
Conforme citação do Pr. João Queiroz, "...um dos irmãos (pioneiros),
mesmo na ausência de todos, para juntar e combinar, ele colocou o nome na casa de
oração de Assembléia de Cristo". Porém, com base mais precisa
na doutrina pura do Evangelho, orando e estudando os textos bíblicos de
Mt.16:17,18; Mc 17:11; At.4:11; Sl 122:1; Rm.9:33; 16:16; 1Cor.3:11,
compreenderam que o único nome a ser colocado nos templos era: “Casa de
Oração”, seguido, da expressão “Igreja de Cristo”, indicando assim, como
fundador da igreja, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Em seu
testemunho, declarou o Pr.João Queiroz: “...pois quando fizemos o primeiro
templo (cerca de 2 anos após — grifo nosso), que foi inaugurado no dia
24 de janeiro de 1934, foi colocado na frente do prédio a inscrição de
"Casa de Oração da Igreja de Cristo...”.
Deste modo, para não confundir a Igreja de Cristo, que é o Seu corpo e templo
do Espírito Santo, com o prédio e a organização institucional (conforme Mc.11:17a;
Is.56:7; At.17:24b), por revelação da Palavra de Deus, decidiram transcrever, à
frente dos prédios nos locais onde se reúnem os irmãos de cada Igreja local, a
expressão: “CASA DE ORAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO”, em obediência ao
que está expresso na Palavra de Deus, como ensinou Jesus: "E os ensinava
dizendo: Não esta escrito? A minha Casa será chamada por todas as nações CASA
DE ORAÇÀO?".
Fica evidente que os irmãos pioneiros obtiveram de DEUS uma revelação, estudando
a Palavra, pois como disse Jesus: "Não foi a carne nem o sangue que
to revelou, mas MEU PAI que está no céu" (Mt.16:16-18).
Resumidamente foram assim definidos estes pontos doutrinários básicos: Houve
um tempo de longa reflexão, desde o dia 20-05-32 ao dia 13-12-32, de
aproximadamente 6 meses, para poderem definir mais precisamente os principais
pontos doutrinários, da SALVAÇÃO ETERNA DO CRENTE GENUINO , PELA GRAÇA DE
DEUS, SEM CONCURSO DO MÉRITO PRÓPRIO, O GOVERNO TEOCRÁTICO-CONGREGACIONAL, QUE
EMANA DE DEUS, E A IGREJA DE CRISTO, ÚNICA, INVÍSIVEL , QUE É SEU CORPO MÍSTICO,
que estão assim definidas na Base de Fé e Doutrina:
BASE DE FÉ — Doutrina da justificação pela fé, salvação eterna do crente genuíno, sem o
concurso do mérito próprio. A justificação do pecador é somente pela graça de Deus,
na suficiência do sangue remidor de Jesus Cristo, com eterna segurança.
Jo.10:27-29; Rm.5:1,2; 8:1-2,31-39; Ef:2:8-9.
2 Doutrina do Governo Teocrático-Congregacional:
A doutrina do governo da Igreja é a do GOVERNO TEOCRÁTICO- CONGREGACIONAL,
isto é, o governo que emana de Deus, que é exercido soberanamente por Cristo
como Senhor e Cabeça da Igreja, através dos Dons e Vocações Ministeriais
concedidos aos seus ministros vocacionados, conquanto a prioridade do
Ministério está na vocação e no dons ministeriais dados pelo Senhor Jesus, e
não por vontade e escolha humanas.
BASE DE FÉ — Doutrina do Governo Teocrático-Congrecacional O governo que emana de Deus,
sendo Cristo a cabeça soberana de Sua Igreja que é o Seu Corpo, e de todo
principado e potestade, porque é tudo em todos, para que em tudo tenha a
preeminência. (Mt.9:37-38; At.13:1-4; 1Cor.12:12-31; Ef.2:11; 4:11-16; 5:23,24;
Col.1:16-20; 1Pe.2:6.)
3 Doutrina da Igreja como Corpo de Cristo:
A doutrina da Igreja como corpo de Cristo, à qual pertencem todos os cristãos
genuínos, em todos os tempos e lugares, os quais serão ressuscitados, trasladados
e arrebatados na 2ª vinda do Senhor Jesus, em Sua glória.
BASE DE FÉ — : Doutrina da Igreja de Cristo: há uma única Igreja de Cristo, Invisível,
Santa e Universal, que é o Corpo de Cristo, à qual pertencem todos os genuínos
cristãos, que serão ressuscitados, transformados, trasladados e arrebatados, na
vinda de Jesus, como IGREJA TRIUNFANTE, e que na terra se manifesta nas Igrejas
locais, como IGREJAS MILITANTES. (Mt.16:18; 1Cor.12:12-13; Ef.4:1-16; Col.4:15;
Rm.16:4,5,16; Ap.2:1,8,12,18; 3:1,7,14). As demais doutrinas básicas da Palavra
de Deus, nas quais se baseia a Igreja de Cristo no Brasil, foram paulatinamente
sendo difundidas, até que no Concílio Nacional das Igrejas de Cristo no Brasil
realizado em Mossoró-RN, em 1978 — tendo como seu Presidente o próprio Pr.João
Vicente de Queiroz e Secretário da Mesa o Pr.Gidel Dantas de Queiroz (seu
filho) —, foram definitivamente aprovados os 14 itens que compõem as “Bases
de Fé e Doutrina da Igreja de Cristo no Brasil”, estando agora registradas
no apêndice do Estatuto da IGREJA DE CRISTO, NO BRASIL, à disposição de todos
irmãos , Pastores e Dirigentes das Igrejas locais.
Desde seu início a IGREJA DE CRISTO tem estado à disposição do SENHOR da
Igreja, trabalhando ininterruptamente na propagação do Evangelho de JESUS
CRISTO, levando assim milhares de almas ao arrependimento e a fé no FILHO DE
DEUS.
A IGREJA DE CRISTO NO BRASIL é uma obra genuinamente brasileira. Nossos
vínculos eclesiásticos fora e dentro do Brasil, são apenas de ordem espiritual
com todas as demais Igrejas reconhecidamente evangélicas. Ministérios
Reconhecidos e Adotados Pela Igreja de Cristo no Brasil:
· PASTOR - Pastoreia uma ou
mais Igrejas locais;
· PRESBÍTERO - Administra os
negócios da Igreja local e se dedica ao ensino da Palavra de DEUS.
· EVANGELISTA - Trabalha na
evangelização local e extra-local da Igreja.
· DIÁCONO - Cuida,
principalmente, da ação social da Igreja, da ministração da ceia do SENHOR e
outras atividades que se fizerem necessárias.
· MISSIONÁRIO - No campo missionário
na implantação de novas Igrejas
PRIMEIRAS IGREJAS LOCAIS, HISTÓRICAS, DA IGREJA DE CRISTO NO BRASIL
Localidade: Inicio:
Data/Ano:
Mossoró – RN Na casa
de Oliveira Leite 1932
Moreno -Apanha Peixe –
RN Na casa de Anicete de Sales 1932
Itaú – RN Na casa de
Manoel Alexandre 1932
Fazenda Monte Hermon –
RN Na casa de Juvenço Barreto 1932
Martins – RN Na casa
de Júlio Barreto 1932
Melancia – RN Na casa
de Aristides Cabral 1932
Natal – RN Na casa da
mãe de Pedro Costa 1933
Pau dos Ferros – RN Na
casa de Braulino Cabral 1933
Santana (Pacó) – RN Na
casa de Aristides Barbosa 1935
Apanha Peixe – RN Na
casa de Raimundo Batista 1938
Apodi – RN Na casa de
Salomé(?) 1940
Na casa de Cândido de
Albuquerque Barreto 1969
Parnamirim – RN Na
casa de Luiz Pereira Lucena 1945
Fortaleza – CE Na casa
de Leontino Egídio de Queiroz 1946
Vila Santo Antônio -
Fortaleza-CE Na casa de Alberto Paulino Lima 1958
Nova Descoberta –Natal
– RN Na casa de Raimundo Severiano 1959
Olavo Bilac –
Fortaleza – CE Na casa de Raimundo Paulino Lima 1963
Recife – PE Na casa de
Maria Praxedes e de
Felinto Praxedes 1966
Jardim Guanabara –
Fortaleza – CE Na casa de Manoel Raimundo Sousa 1970
Teresina – PI Na casa
do Pr Antônio Olímpio Dantas 1973
Vicente de Carvalho –
Guarujá – SP Na casa Sebastião de Sousa 1973
São Paulo – SP Na casa
do Pr Djalma Pereira 1974
Umarizal – RN Na casa
de Epitácio Felix da Silva 1974
Tianguá – Viçosa – CE
Na casa de Francisco Justino 1980
Mambucaba – Angra dos
Reis – RJ Na casa de Pr Josebias Menezes de Queiroz 1981
Poço Branco – CE Na
casa de Estelita Medeiros Lima 1990
Baixio – Parnamirim –
RN Na casa de Manoel Lourenço 1990
Obs.: A expansão do
Igreja de Cristo no Brasil continuou crescendo. De acordo com os
dados estatísticos
coletados em Julho de 1997, até então, foram organizadas l73 Igrejas e
Congregações no
Brasil, assim distribuídas:
Região: CEARÁ/MARANHÃO/PIAUÍ.. = 50 Igrejas e Congregações.
Região: OESTE – RN. – PARAÍBA..................... = 52 Igrejas e
Congregações.
Região: LESTE – RN; PB; PE............... = 41 Igrejas e
Congregações.
Região: OESTE – RN. – CENTRAL.... = 18 Igrejas e Congregações.
Região: SUDESTE – SP; RJ; BA.......... = 12 Igrejas e Congregações.
(Pr Djalma Perira)
Bom seria fazer uma atualização das regiões.
ResponderExcluirPaz e graça
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